Encceja 2019

EDUCAÇÃO

Estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista podem conseguir o diploma por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de maio.

Encceja 2019

Inscrições: 20 a 31 de maio
Provas: 25 de agosto

Quem pode participar do Encceja 2019?

O Encceja 2019 se divide em ensino fundamental e ensino médio. Confira abaixo a idade mínima para cada nível:

  • Ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição
  • Ensino médio: pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição

O Encceja tem sua etapa nacional para a comunidade, o chamado Encceja Nacional; o exame para brasileiros que moram no exterior – Encceja Exterior; e as versões para pessoas privadas de liberdade (no Brasil ou no exterior) – Encceja PPL.

Como me inscrever no Encceja 2019?

O estudante terá que acessar o site do Encceja, de 20 a 31 de maio, e fazer sua inscrição com CPF e documento de identidade. É importante preencher o formulário com os dados atualizados para o caso de reenvio de senha.

Os privados de liberdade serão inscritos pelos representantes pedagógicos das unidades socioeducativas ou prisionais. Já os brasileiros que moram no exterior farão a inscrição pelo site, na data que for estipulada pelo Inep, sendo necessário o número do passaporte para a participação.

O que estudar para o Encceja 2019?

O Inep disponibiliza para os estudantes o conteúdo a ser estudado para o Encceja, baseado em questões reais do exame. O arquivo é online e gratuito e se divide pelas áreas de conhecimento adotadas para os ensinos fundamental e médio.

Quando será o Encceja 2019?

O Encceja Nacional 2019 será aplicado em 4 de agosto, nos dois turnos, em todo o Brasil. A data de aplicação das demais modalidades ainda não foi informada pelo Inep. Caso o cronograma seja semelhante ao de 2018, as provas do Encceja PPL e Exterior serão aplicadas em setembro.

Como são as provas do Encceja 2019?

O Encceja é dividido por provas com conteúdos sobre as diferentes áreas do conhecimento, sendo cada uma constituída de 30 questões objetivas. Além disso, todos os participantes precisam escrever uma redação em língua portuguesa.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  30 QUESTÕES
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia 30 QUESTÕES

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 30 QUESTÕES
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias 30 QUESTÕES

Como é a pontuação do Encceja?

Cada prova objetiva do Encceja tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo a média necessária para a aprovação de 100 pontos. Já a redação vai de 0 a 10 e a média para ser aprovado é de 5 pontos.

Preciso passar em todas as provas para ter o certificado?

Para ter o certificado do Encceja é preciso alcançar a pontuação mínima em todas as provas. No entanto, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida.

O participante que tem a declaração de proficiência nas provas em que alcançou a pontuação mínima só fará o próximo Encceja para ser aprovado nas demais disciplinas.

Como pegar o certificado do Encceja 2019?

O certificado do Encceja Nacional é emitido pelas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. O participante precisa procurar a Secretaria ou instituto localizado na cidade em que fez a prova, levando seus documentos pessoais e número de inscrição. A mesma medida vale para a declaração de proficiência.

O certificado do Encceja Exterior é enviado ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Quando sai o resultado do Encceja 2019?

O resultado do Encceja 2019 ainda não tem data definida para divulgação, mas o cronograma de publicação da pontuação muda conforme o nível de ensino. O ensino médio costuma ter suas notas informadas em novembro, enquanto o ensino fundamental tem seu resultado em dezembro.

As demais modalidades do Encceja – PPL (nacional e exterior) e normal Exterior – terão seus resultados divulgados no início do próximo ano, tendo como base o que foi adotado nas edições passadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *